De volta ao passado! Quem
diria que em 2017 voltariamos às sensações virtuais dos anos 90?
Lembram-se quando a internet chegou a Portugal?
Estávamos nos anos 90, os modems eram 28.8, 33.6 ou 56kb/s, a velocidade mais
rápida e nada mal assim! Isso porque naquela altura não sabíamos que poderia
ser ainda melhor!
Ligávamos a torre enorme do
pc, algumas ainda horizontais, depois de finalmente entrarmos no windows,
carregávamos lá em Conectar e ouviamos aquele som tipo o R2-D2 rouco,
esperávamos ansiosos, e finalmente ficávamos online e todos felizes por alguns
minutos até a ligação cair ou alguém pegar num telefone fixo e nos mandar a
internet abaixo.
Como aquilo era topo de gama na altura não
desesperávamos à espera de ligação como agora! Ficávamos felizes só de estar
ligados! Até porque aquilo parecia um vaivém espacial, ora em cima ora em
baixo, os logs do mirc têm as conversas cheias de: “ERRO “nick” não está no
IRC!” porque de minutos em minutos, o pessoal estava sempre a “cair”, era
chato mas não tão chato como agora! Agora dependemos dos pcs e da internet,
e nem o digo duma forma psicológica, mas principalmente porque nos fomos
adaptando à era digital, deixando para trás muitas ferramentas tradicionais,
trocando-as por programas, e muitos de nós também precisam deles para
trabalhar.
Estamos em 2017! Já há net ultra rápida, à qual nos
habituamos, podemos fazer downloads de gigas em poucos minutos, muito poucos
mesmo. Mas segundo tenho constatado muita gente anda a ter problemas, incluindo
eu, que já tive a casa visitada por técnicos pelo menos 3 vezes nos últimos 2
meses, e perdi a conta aos telefonemas que fiz ao apoio técnico. Com que
sucesso? ZERO! O mais incrível é que a cada vez que vem cá um técnico diferente
a desculpa é outra, e de todas as chamadas que fiz para me porem a net a
funcionar a resposta era sempre a mesma, reinicie o modem, e a desculpa era
sempre diferente! Se em dezenas de telefonemas eles conseguiram arranjar uma
desculpa sempre diferente, dá que pensar que estes tipos são profissionais
claro, na vigarice! Aposto que têm uma lista pré-definida de desculpas no
sistema e conforme as usam vão clicando nelas para não as repetirem!
E aqui estamos, em pleno ano
de 2017, e o nosso sinal de internet foi sugado misteriosamente por um worm
hole para os finais da década de 90! Até foram uns
bons anos, mas com a crise toda não vamos estar a pagar a net de agora para
receber a que tinhamos nos anos 90! Porquê? Ora…
1º - estamos a pagar por net com grandes
velocidades e na maior parte do dia temos ZERO Mb/s o que é inferior aos 28
Kb/s de há 20 anos atrás! Note-se que, arredondando, a ligação que tinhamos de
28.8 kb/s era 1000 vezes inferior à ligação de 30 Mb/s de agora!
2º - estamos a pagar por tráfego ilimitado, dizem
eles que não há consumos nem limitações de downloads, mas na maioria das vezes
a net perde o sinal no exacto momento em abrimos um vídeo do youtube ou do
facebook, e tudo o que vemos é a linha do streaming, parada! Há dias em que os
nossos consumos devem ser bem inferiores aos que faziamos no Audiogalaxy, no
Napster ou no KazAa no ano 2000;
3º - estamos habituados a uma internet rápida e de
fácil acesso, que nos faz impacientar por termos que rumar ao passado para
verificar uma palavra na diciopédia ou pesquisar algo no google, quanto mais se
precisamos dela para trabalhar!!
Depois de ver o meu problema
perdurar sem qualquer preocupação da empresa, chamemos-lhe “ZONIX”, que me
fornece os serviços, pus-me a investigar e descobri que esta situação afecta
centenas, senão mais, de portugueses por todo o País, de norte a sul numa
guerra de frustração e impotência, gerando bombardeamentos de palavras por
dezenas de foruns por todo o País, e com causa justa claro!
Na maioria as queixas são relactivas à ZONIX, no
meu caso inclusivé. A net funciona bem naquela hora matinal, ou seja, quando
acordamos, quando quase ninguém a usa, e depois, quando queremos usá-la não dá.
Tanto durante a tarde como durante a noite dá-se o mesmo problema, com uma
agravante, os testes de velocidade são uma treta! Num momento, que durou
cerca de 2h, em que nem o email conseguia abrir, fiz 2 testes de velocidade e a
resposta absurda dos testes é óbvia como se podem ver nas imagens:
Então um dia destes, nas minhas investigações,
descobri uma coisa chamada Traffic Shaping. Muito bom de facto, para eles
claro, e ILEGAL! Isto consiste em limitar-nos os consumos sem sabermos, ou
seja, eles pegam em sites de maior consumo e limitam-nos o acesso. Daí que
estamos a usar um determinado site sem problemas e outro está super lento, não
abre as opções etc, no mesmo momento e pensamos que o problema é do site e não
é!
Resumindo, primeiro reduzem-nos, depois tentam
fazer-nos acreditar que o problema é nosso, da nossa casa, mesmo que a casa
esteja igual há dez anos e o problema tenha surgido só há 2 meses, dizem que
pode ser o frigorífico, que só garantem a net que tá ligada ao cabo, o wireless
é inconstante, que pode ser um espelho, uma parede com livros, pode ser tudo e
mais alguma coisa, menos o sinal exterior! Mexem aqui e ali e de repente fica
tudo a funcionar. 24h depois ou menos já não há net de novo! Porquê? Porque
eles controlam o sinal que nos enviam! Sim é possível… Infelizmente não temos
como provar, senão recusando pagar o serviço do qual não conseguimos usufruir.
Outras pessoas queixam-se de que receberam uma mensagem deles a dizer que o
problema é exterior e que estará resolvido até ao dia x e hora y e minutos z,
tremendamente ridículo! Se sabem com a antecedência de dois meses, catorze
horas e onze minutos que o problema estará resolvido porque não dizem qual é o
problema ao cliente e não o resolvem já então?
Solução? Parece que só nos resta mesmo recusar pagar a factura da net, talvez
assim eles resolvam a situação! Não digo que resolvem o problema, porque não é
um problema mas uma situação criada por eles. Os clientes aumentam e eles
reduzem-nos o sinal discretamente para dar para todos e, limitam os consumos
ILIMITADOS!
E é assim que voltamos ao
passado. E se não funcionar assim, o mesmo mesmo, é mudar de servidor!
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