Crónicas em forma de sermões, uns patriotas outros não, tapem os ouvidos se quiserem mas abram os olhos para o Sermão!

quarta-feira, julho 05, 2017

GPS mas PORQUÊ?!?!?!





Porque é que ainda tantas pessoas insistem no GPS?

Acham divertido perderem-se num pinhal porque em vez de irem a olhar para as setas na estrada íam a olhar para o ecrã do GPS?

Será porque ficam com uma história para contar: "Ah e tal, vê lá, eu vinha para o Encontro Nacional de Marketing de aparelhos GPS e perdi-me mesmo na rua anterior, o gajo mandou-me virar à direita quando isto era logo em frente, mas eu não vi o edifício porque estava a olhar pro GPS e virei, quando me apercebi estava rodeado de mato, pinheiros e carvalhos e pá… a rua não tinha saída!" ao que outro respondia: "Eu vim cedo para não me perder, mas estive nessa rua sem saída antes de ti!"

Estas pessoas têm consciência que a dada altura se vão perder, ou que a dada altura vão olhar para o GPS e vão dizer: "O desenho mostra este caminho, mas aquele trajecto ao lado é bem mais curto, hmmm… Não vou inventar, senão ainda me perco!", por favor, PERCAM-SE! Vão-se perder de qualquer maneira, mas acho que vale mais perderem-se por irem a ver a paisagem, do que perderem-se e nem fazerem a mínima ideia de onde vieram!

Lembram-se dos mapas? Os mapas em papel têm aquilo que precisamos saber, mas agora também podemos planear um trajecto em casa, antes de sairmos, através de programas tipo googlemaps, até podemos ver o caminho como se lá estivéssemos antes de lá estarmos mesmo!! Não é fenomenal?

Para os GPSaddicted NÃO, não é fenomenal!

E agora aquela porcaria já vem nos carros! Uma pessoa quer ir passear, ver a paisagem tranquilamente enquanto ouve música, mas há alguém, pior ainda quando é o próprio condutor, que tem que ter o GPS ligado e tem que ir o caminho todo a mexer naquilo. Há sempre alguém assim, pessoas que assim que saem de casa em vez de ligarem o rádio e sintonizar uma música agradável, ligam o ecrã do GPS só para irem à mercearia, a mesma a que vão há dez anos! Acho que são essencialmente os homens que gostam de brincar com aquilo, devem achar que estão a desbravar o mundo, mesmo que não tenham saído do quarteirão onde moram...

Mas é tão irritante! Quero ouvir o rádio apenas e não me distrair constantemente com as imagens no ecrã em movimento. Desde quando é que não somos capazes de encontrar o caminho para onde queremos ir? E não é mais divertido descobrir do que ser tipo um robot escravo do GPS? Até é de admirar, porque os homens DETESTAM pedir instruções na rua a um estranho quando se perdem, E NÃO O FAZEM! Não nos deixam perguntar a ninguém mesmo que o resultado seja andar horas às voltas para não ofender o ego deles a perguntar uma direcção! Mas agora com o GPS já não se lembram do EGO, preferem obedecer a um ecrã em vez de dizerem que descobrem o caminho! Eu acho que no fundo eles sentem que não são capazes de andar sem se perderem, e sentem que o GPS é o salvador deles, que não os vai deixar ficar mal nunca (ERRADO) e que não vão ter que rebaixar o EGO a perguntar nada a ninguém (ERRADO NOVAMENTE). Vão-se perder na mesma e ainda ficam pior porque perdem-se a usar o GPS, aquilo que eles nos dizem insistentemente que é fantástico para encontrar tudo!

E as multas! Como é que se pode ser multado por ir a olhar para um telemóvel mas não por ir a conduzir e a mexer no GPS? Podem-me explicar a diferença? Escrever no GPS não é como escrever uma sms? Mexer no touchscreen do GPS não é como mexer no ecrã do tlm? Ouvir o gajo ou gaja do GPS "200 metros à direita,  depois vire à esquerda, contorne a rotunda, vire na segunda à direita", isto não é como ir a ouvir um gajo ao tlm a falar connosco?

Distrai tanto ouvir com um auricular num ouvido como ouvir o alta voz do GPS, mas se tivermos um auricular num ouvido, ai que vem multa! Então não há pessoas que são surdas de um ouvido e conduzem! E conduzem melhor que muita gente com dois ouvidos funcionais! Mas acho que o GPS ainda faz pior, porque parecemos malucos a fazer o que uma máquina nos diz, o pessoal que vai a ouvir e/ou a olhar para o GPS parece uma cambada de robots bêbedos, não querem saber de mais nada, nem se vêm carros da direita, nem prioridades, nem se lembram de contornar uma rotunda como manda a lei, conduzem pela esquerda e nem são capazes de passar para a faixa da direita, não vá o GPS pensar que mudarem de rua ao passarem da esquerda para a direita, na autoestrada!

Já estou a imaginar uma música dos Azeitonas, em vez de "Anda comigo ver os Aviões", assim:

“Pedi ao meu namorado
Leva-me ao supermercado
Porque o leite tinha acabado
Mas lá vai ele de GPS ligado
Lá vamos dar a qualquer lado
Mas quem sabe dê num prado
Com vacas, ovelhas
E leite pasteurizado”

Sem comentários:

Enviar um comentário