Crónicas em forma de sermões, uns patriotas outros não, tapem os ouvidos se quiserem mas abram os olhos para o Sermão!

segunda-feira, julho 10, 2017

Ecrãs, as novas "palas de burro" de que falavam os nossos avós!



Já é habitual eu estar em qualquer lado e as pessoas à minha volta todas a olhar para um ecrã qualquer, sejam telemóveis ou tablets. Elas não imaginam o ridículo da situação, porque não estão a ver nada para além dos ecrãs. No metro, no autocarro, no médico, em museus, em concertos, em parques, jardins, na rua, a caminhar, a conduzir! Etc. Parecem zombies hipnotizados!

Hoje estava um tipo a chegar aqui ao jardim para passear o cão, pensei eu, mas parou mesmo no meio da relva e tirou-lhe a trela, sem tirar os olhos do telemóvel, denotando-se já alguma experiência, como se dissesse ao cão: "Anda praí!". O cão sai da beira dele a correr todo feliz, corre para um lado, corre para outro, a língua de fora aos saltos, até que finalmente acabaram-se as possibilidades de sítios diferentes para correr e ele senta-se ao longe a olhar para o dono à espera de novas coordenadas, a língua de fora ainda, aquele ar feliz, levanta-se, senta-se, levanta-se, senta-se, como quem espera que o dono olhe para ele, e o gajo no mesmo sítio onde tinha tirado a coleira, no meio da relva, especado, como se estivesse colado ao chão, com a cara enterrada no ecrã do telemóvel, ignorando totalmente que, para já, ainda existe vida à sua volta. Até que o cão se cansa e vai a correr para a beira dele, e o tipo o que faz? A olhar para o telemóvel volta a pôr a trela ao cão e vai embora a olhar para o telemóvel. Se o cão urinasse na perna daquele tipo, em vez dele olhar para a perna ou para o céu, aposto que ia abrir o site de meteorologia no telemóvel para ver se aquilo seria chuva ou humidade! Se o cão pudesse falar, bem provavelmente não diria nada porque os cães são gratos até com quem não merece, são demasiado bons, mas se eu tivesse um poder especial, juro que queria ter um poder especial em que me bastava apontar o indicador para um telemóvel e ele deixava de ter internet, ía ser super divertido! Abrir assim os olhos das pessoas para o Mundo!

Quando foi a última vez que esta percentagem de população viciada em ecrãs, olhou para os pássaros a voar, a brincar na relva a salpicar poças de água?

Falam dos adolescentes mas agem como eles! São iguais, sejam novos ou velhos! Apenas com uma diferença, há pessoas idosas que estão na solidão e encontram companhia assim na internet, mas e os mais novos? Vão deixar passar a vida? E quando forem idosos é que vão lembrar-se de ver o Mundo como ele é e apreciar a vida!? Vão desejar viver fora da bola de vidro em que viveram uma vida inteira, a encherem-se de selfies e partilhas, a escrever "posts" sem sentido só para alimentarem o Ego, quando, no entanto, nessa altura já farão parte do clube de "tapados"que andaram literalmente a dormir para a vida!

Tudo tem que ter dose e medida! Acordem!
Levantem a cabeça, enfiem o telemóvel no bolso nem que seja um hora por dia! Olhem à vossa volta, cheirem, respirem, suspirem, pensem, observem, façam desenhos no ar com as mãos, na terra com os dedos, vejo os pássaros, os aviões, passeiem os vossos animais e dêem-lhes atenção, brinquem com eles, brinquem com as crianças, ouçam-nas, ouçam os vossos pensamentos, ouçam o silêncio, ouçam o mar, o vento... VIVAM!

Sem comentários:

Enviar um comentário