Crónicas em forma de sermões, uns patriotas outros não, tapem os ouvidos se quiserem mas abram os olhos para o Sermão!

segunda-feira, março 20, 2017

Os nossos Professores



Como é que ouvimos tantas vezes os nossos avós ou pais dizerem:
"No meu tempo é que era, piava tudo fininho, levávamos reguadas valentes, 20 bolos nas mãos de réguas com buracos no meio para doer mais, levávamos de cana. Ficávamos bem marcadinhos! Tinhamos que estar em sentido, saber os rios, as montanhas, a tabuada, tudo de trás para a frente!" E a verdade, é que ainda hoje os nossos avós sabem!

Mas, hoje, um Professor desde o momento que se licencia já está condenado.

Se não consegue colocação já o chamam de burro por ter escolhido o ensino

Se consegue colocação tem que ir para o mais longe possível, então vemos Professores do Sul a virem para o Norte e Professores do Norte a irem para Sul, isto será uma espécie de teste de resistência? Que falta de organização é esta no sistema educativo?? As escolas têm que conseguir consolidar os horários de todos os professores e alunos e o governo não é capaz de colocar os Professores de uma forma racional e organizada?

Um Professor não pode sequer levantar a voz a um aluno porque se o fizer, das duas uma, ou dizem que está com uma grave depressão, ou então, é violência verbal, não se pode impôr.

Se um Professor castigar um aluno, então está o Mundo perdido, vêm os pais e os avós à escola, caem-lhe em cima, pais, avós, professores, agrupamento, é o desmoronamento, porque a função do Professor não é castigar maus comportamentos, o Professor só está ali para ensinar a escrever e a contar, mais nada! Contudo quando um miúdo diz uma asneira, a culpa é sempre dos Professores que não educam! Mas afinal os Pais têm que se decidir, os Professores podem educar enquanto ensinam ou não?

Se um aluno bate com uma cadeira num Professor, que deve um Professor fazer? Os nossos avós e os nossos Pais diziam que se fosse no tempo deles, nem tinha tido tempo de levantar a cadeira que já estava a apanhar, agora se apresentamos queixa do aluno, há uma espécie de efeito bumerangue, ou seja, o Professor é que acaba por levar com as culpas e o aluno vai para casa com os pais jogar PS4.

Isto chegou a um cúmulo em que foi dito aos Professores que corrigir os trabalhos ou os testes dos alunos a vermelho era antipedagógico!

Hoje um Professor não pode ensinar, porque tudo o que faz está mal, tem que prestar declarações e provas de que sabe o que está a fazer como se tivesse acabado de sair de um manicómio.

Tenho orgulho nos meus Professores, a começar pela minha Professora Primária. Se aprendi foi graças a eles, que persistiram em ensinar-me mesmo nos dias em que preferia estar a apanhar sol na praia. Nunca me bateram, nunca me feriram com palavras, são Professores que nunca esquecerei, além de me ensinarem o que era suposto dentro dos programas, ensinaram-me mais, ensinaram-me a dar valor ao meu trabalho, a acreditar em mim, a criar, a construir, a erguer-me sem vergonha das quedas, a abrir uma janela se se fechassem todas as portas, a persistir nos meus sonhos, a ser um bom ser humano... Foram estes Professores que fizeram de mim o que sou.

Claro também há Professores que não me marcaram, mas foram poucos. Talvez porque não estivessem felizes, ou estivessem doentes, ou não soubessem ainda como começar, ou porque talvez ensinar não fosse a paixão deles, isso acontece em todas as profissões porque não haveria de acontecer aos Professores? Todos têm o direito de se enganar no caminho e merecem a oportunidade de descobrir se estão no sítio certo...

Mas a maioria dos meus Professores, nunca esquecerei e revolta-me que tenham tirado toda a autoridade e respeito aos Professores, como se não soubessem o que fazem. No governo há mais gente a cometer erros (para não dizer todos) do que no Ensino e no entanto são mais respeitados que o Papa.

Agora digam-me, se alguns membros do governo decidiram começar esta "Caça ao Professor", desacreditando o trabalho deles aos poucos até que perdessem toda a credibilidade e toda a autoridade, como poderão os Professores continuar a ensinar?

Como é que pensam que os alunos vão aprender se nunca forem confrontados com os erros? Se o sistema leva os erros dos alunos para as mãos dos Professores (que estão amarradas pelo sistema), os alunos nunca vão aprender que quando erram podem tentar novamente até fazerem bem, e essa persistência é  que os levará à aprendizagem, à evolução humana e à perfeição um dia. De outra forma como podem os alunos aprender?

Desamarrem os Professores! Orgulhem-se destes humanos que dão tanto das suas vidas pelos alunos! Pelo ensino! Pelos Portugueses!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário