Crónicas em forma de sermões, uns patriotas outros não, tapem os ouvidos se quiserem mas abram os olhos para o Sermão!

segunda-feira, julho 17, 2017

E a "mira" volta a apontar para os Professores!



Novo ano vida nova! Aplica-se na perfeição aos Professores, embora vida nova não signifique vida melhor, como para outros departamentos de alto gabarito. Para a maioria dos Professores não será provavelmente um novo ano de vida melhor, mas apenas mais uma interrupção na possibilidade de continuidade na CARREIRA! NÃO, NÃO É NA  CARREIRA DE TIRO, embora mesmo com falta de munições por expiração de validade ou ROUBO, nunca faltam munições para acertar nos Profs e na CARREIRA DOCENTE!

MAIS UMA VEZ, por alguma razão, que talvez tenha começado simplesmente pelo mau exemplo, má gestão, má legislação, que tivemos dos Ministros da Educação, que nem de educação nem de formação pedagógica tinham nada, ASSISTIMOS À ABERTURA DA ÉPOCA DA CAÇA (diga-se sádica mesmo) AO PROFESSOR!

Não estávamos ainda satisfeitos plenamente com, ora, a lista é longa de mais:
- a desorganização e falta de competência na colocação nacional de Professores TODOS OS ANOS;
- a extinção e abandono de escolas a nível nacional;
- a falta de confiança e respeito dos próprios pais e alunos;
- a falta de valorização e respeito por parte de toda a classe política;
- a falta de conhecimento pedagógico da parte dos Ministros da Educação; e AQUI FAÇO UMA PAUSA!

Como é que pode ser aceitável que tenhamos Ministros da Educação que nunca tiveram qualquer formação em ensino, que nunca lecionaram, que nunca estudaram Pedagogia ou Psicologia da Educação... Como podem estar aptos para ministrar algo que desconhecem totalmente, O SISTEMA DE ENSINO, DE UMA NAÇÃO!! Tivemos de facto um ou outro ministro da educação com alguma formação na área, que até lecionou, mas, mesmo assim, mostrou um total desrespeito e desprezo pelos COLEGAS PROFESSORES, pelos alunos e pelo ensino, como a maioria o fez e faz, tão bem! Estes Ministros da Educação que vão apenas desfilando ao longo dos anos, parecem não saber minimamente o que estão a fazer, não sabem o que é ser-se Professor, não estão a par do que trata um programa educativo e não compreendem que a dimensão do mesmo tem que corresponder aos dias do ano escolar e ao horário de cada disciplina! A prova da ignorância destes Srs, vê-se na constante alteração de programas, mal documentada ou sem qualquer estudo documentado, sem qualquer análise aprofundada ou comparada, sem qualquer necessidade (tirando o sadismo de obrigar os Professores a refazerem todo o trabalho do ano anterior), mudam os programas para mostrar que fazem alguma coisa na secretária deles e "atiram-nos" de projétil na direção dos Professores com um memo: "Agora desenrasca-te que eu já fiz o meu trabalho de 4 anos!"

Para mim, para se ser Ministro da Educação, tinha que se passar por um estágio de um mês ou dois, não remunerado, numa Escola problemática e o mais longe possível da área de residência, com obrigatoriedade de escrita de relatórios diários acerca das aulas, de uma tese bem fundamentada e objectiva, da execução e prática de um plano educativo individual para dois ou três alunos com mais dificuldades, de preparar e lecionar pelo menos 20 aulas, e, por fim, realizar um teste de avaliação no valor de (5€ + iva) + (taxa + iva) + iva, e não dedutível no IRS.

FIM DA PAUSA
Já não bastava todas as cargas, a saga tinha que continuar! Mesmo que atinja proporções RIDÍCULAS!
- O governo fala em colocar Profs, dos que estão "Mobilidade por doença", a dar apoio domiciliário a crianças com necessidades especiais! Imaginemos, um Prof. de filosofia do secundário que anda de bengala devido a uma lesão grave na perna e não pode conduzir, é obrigado a deslocar-se para dar apoio ao domicílio, de matemática e português, a uma criança de 6 anos que é surda. Sem ter formação superior em matemática ou português, sem ter qualquer conhecimento sobre psicologia educacional para crianças, sem ter SEQUER um curso de ensino especial ou saber linguagem gestual para apoiar aquela criança!
- A 21 de Junho, neste estado democrático, foi permitido aos Professores fazerem greve desde que garantissem os serviços mínimos! Mas considera-se greve quando se garantem os serviços mínimos? Sentiu-se a greve? Não! Mas o Governo sabe ser rápido quando lhe interessa, e logo depois da greve de 2013, alterou a Lei do Trabalho para a obrigatoriedade dos serviços mínimos em caso dos Profs decidirem fazer greve em dias de exames nacionais!
- Uma junta médica mandou uma Professora com Alzheimer, com diagnóstico de demência, trabalhar! Mais uma prova da falta de respeito que têm pelos Professores e pelos próprios alunos e a falta de competência destas entidades! "Ora, se consegue estar na sala vá trabalhar, se não se lembrar dos poemas de Fernando Pessoa recite um poema do Toy, eles nem notam!".
- Agora, 360 professores EXCLUÍDOS por erros administrativos, por coincidência todos concorrentes a uma vinculação extraordinária! Será que foi sabotagem? Será que foi um plano de engodo para excluir estes Profs e passarem outros à frente? Será que foi mesmo UM erro? Um = 360? Há algo nas contas que não pode estar bem! Houve quem dissesse que a mesma pessoa que a excluiu foi a que lhe deu o tempo de serviço! Agora vamos ver o resultado disto, dão-lhes a oportunidade de preencher um formulário para ser revisto e corrigido o ERRO, que não foi dos Professores, DEPOIS DA SAÍDA DAS LISTAS! Isso quer dizer o quê? Que depois de saírem as listas vão apagar alguns Professores das listas para colocarem estes após correcção? E voltamos ao mesmo?

Os Professores não são santos, mas também NÃO HÁ SANTOS, NEM NA IGREJA! Há Professores terríveis ou que nem sabem o que andam a fazer, é verdade! Mas em 100, tive apenas 2 ou 3, durante os 17 anos que estudei. Dois em cem é uma porção muito pequena comparada com os quase 90% de maus políticos! Sem querer falar em mais nenhum departamento, por respeito fico-me apenas por aqui, hoje.

Não dêem ouvidos aos políticos. Enquanto que uma maioria da população acaba o trabalho às 17h e vai para casa, lê, senta-se no sofá, vê uns vídeos no youtube, faz zapping, janta e recosta-se a descansar antes de ir dormir, MUITOS Professores estão o dia todo na escola, chegam a casa, vão preparar aulas, fazer sumários, preparar testes, jantar a correr, corrigir testes, fazer exercícios extra para alunos com mais dificuldades, ler emails de pais e responder-lhes, e por fim, já nem ler, nem sofá, nem zapping, nem deitar, caem simplesmente na cama depois da meia noite para acordarem às 7 novamente no dia seguinte... E fins de semana na maioria do ano, nem vê-los!

VIREM AS MIRAS PARA O LADO CERTO, CALIBREM BEM, E VÃO VER QUE ELAS VÃO APONTAR, DIREITINHAS, PARA GENTE BEM MAIS ACIMA!




Sem comentários:

Enviar um comentário